A Premier League é um dos campeonatos mais equilibrados do planeta e isso não é novidade pra ninguém. Além do grande número de postulantes ao título e às vagas nas competições europeias em todas as edições, não é raro ver equipes de menor expressão surpreendendo os gigantes.

Veja mais:
Dez jogadores que passaram pelo Manchester United e talvez você nem saiba
Por que um bombardeio em Manchester fez com que United e City dividissem o mesmo estádio?
10 jogadores que passaram pelo Leicester que talvez você nem saiba

Porém, uma campanha há nove anos não chegou nem perto de dar esse tipo de alegria ao torcedor. Recém-promovido à Premier League via play-offs na Championship de 2006-07, o Derby County fez uma temporada pífia na elite do futebol inglês em 2007-08 e quebrou diversos recordes negativos.

Menos vitórias em uma edição da Premier League

Nas primeiras cinco rodadas, o Derby já tinha tomado 4 a 0 do Tottenham e 6 a 0 do Liverpool. No dia 17 de setembro, porém, veio a primeira – e única – vitória no campeonato: 1 a 0 sobre o Newcastle, com gol de Kenny Miller.

Getty Images

Como consequência desse número ridículo dos Rams, surgem outros dois recordes negativos: o de menor número de vitórias em casa (1, empatado com o Sunderland de 2005-06) e fora (0, empatado com outras cinco equipes).

Maior jejum na Premier League

O Derby não ganha um jogo de PL desde aquela vitória contra o Newcastle. O time foi rebaixado naquela temporada e não voltou mais para a primeira divisão, o que pode aumentar ainda mais a sequência se o time subir e não vencer na primeira rodada. Por enquanto, são 32 jogos seguidos sem vitória.

Mais derrotas em uma única edição da Premier League

A coisa foi feia. De verdade. Perder 29 jogos de 38 disputados mostra como o time era ruim. Apenas o Sunderland de 2005-06 teve o mesmo número de derrotas. Os Black Cats, porém, conseguiram três vitórias.

Menos pontos em uma única edição da Premier League

Essa era fácil de adivinhar, né? Com o menor número de vitórias e o maior de derrotas, já deu pra perceber que os Rams têm a pior marca da história também no quesito “pontuação”. Foram apenas 11 pontos naquela temporada.

Thinking Football

Gols marcados, gols sofridos e saldo de gols

Essa aqui é de esculachar. O Derby só fez 20 gols em 38 jogos e conseguiu levar 89. Consequentemente, o saldo de -69 é o pior da história da competição. Os 43 tentos sofridos em casa e os oito marcados fora também são recordes negativos.

Time rebaixado mais cedo em uma edição da Premier League

O destino do Derby County naquela temporada já estava claro, e foi sacramentado no dia 29 de março de 2008. O empate por 2 a 2 com o Fulham decretou o único rebaixamento de um clube na história da PL antes do mês de abril. Ainda faltavam seis jogos para o fim do campeonato. O Derby perdeu todos eles. O time teve três partidas em casa nesse período. Tomou 6 a 0 do Aston Villa, 6 a 2 do Arsenal e 4 a 0 do Reading, que também foi rebaixado.

Será que algum time conseguirá ser pior que isso?

SHARE
Jornalista. Assessor de Comunicação do CEPID-CeMEAI e apaixonado pelo futebol.

LEAVE A REPLY