por Rafael Brayan

A temporada 16-17 da Premier League está chegando ao fim e já vai deixando aquela saudade. Mesmo com algumas indefinições, como o campeão e os times classificados para a Champions League, começam as premiações aos personagens desta temporada. A Associação de Jogadores Profissionais da Inglaterra (PFA) listou os 11 melhores atletas da competição nesta temporada, a chamada de Seleção da Premier League 2016-17. Com predominância de jogadores do líder e vice-líder do campeonato inglês, a lista parece ser indiscutível – apesar de alguns discordarem do nome do Danny Rose e optarem pelo espanhol Marcos Alonso.

Confira os nomes dos melhores jogadores de cada posição escolhidos pelos próprios atletas do país: 

GOLEIRO: DAVID DE GEA, O INCONTESTÁVEL

Getty Images

Pelo terceiro ano consecutivo, e quarto na carreira, o nome do goleiro espanhol esteve presente na lista, de maneira que chega a ser incontestável pela grande maioria de jogadores e torcedores. O camisa 1 do Manchester United, nesta temporada, vem sendo um dos poucos motivos de sorriso da torcida vermelha, e está vivendo uma ótima fase nos Red Devils, mesmo o clube estando longe de uma chance de título na competição. Comparando com a temporada passada, De Gea tem números parecidos, mesmo tendo dois clean sheets (jogos sem sofrer gol) a menos.

Os números do goleiro, são, até agora: 31 jogos; 13 jogos sem tomar gols; 24 gols sofridos; dois cartões amarelos.

LATERAIS: DOMÍNIO DE LONDRES

Os nomes listados são de Kyle Walker e Danny Rose. Porém, o último poderia ser trocado pelo ótimo lateral Marcos Alonso, do Chelsea.

Getty Images

Os dois laterais do Tottenham estão jogando em altíssima qualidade e nem parecem os mesmos jogadores de antigamente. Walker era muito criticado por sua torcida antes de sua ascensão, chegando a ouvir a torcida pedindo sua transferência. Já Rose era criticado por inconstância em seus jogos, pois demonstrava muita raça em clássicos e errava em jogos mais fáceis.

Getty Images

Na atual temporada, os dois vêm sendo de total importância para o técnico Maurício Pochettino. O lateral-direito jogou mais vezes, mas, quando entrou em campo com seu companheiro na esquerda, obteve ótimos resultados.

ZAGUEIROS: A INCRÍVEL FORMAÇÃO DEFENSIVA DO CHELSEA

Com uma ótima campanha, era provável que houvesse vários jogadores do time londrino na lista – principalmente os defensores. Antonio Conte conseguiu uma estabilidade defensiva no time do Chelsea, jogando não apenas com quatro defensores, mas, sim, com o time todo numa ótima estratégia.

Pedido do treinador, David Luiz vem sendo uma das melhores contratações do campeonato. Ao lado de Cahill, é responsável por levar o Chelsea a ser um dos times que leva menos gols – são 27 em 32 jogos.

Getty Images

O brasileiro vem chamando a atenção, já que em sua primeira passagem era conhecido por suas puxadas ao ataque, e hoje vem sendo um ótimo libero da equipe. É a primeira vez que participa da premiação.

Getty Images

O inglês já é aquele jogador que vai dar o primeiro “tackle”, onde tem 70% de aproveitamento nesse quesito. É a terceira vez que é listado.

Ambos são de extrema importância para o elenco, que tem tudo para ser campeão da Premier League 2016-17.

VOLANTES: OS MELHORES DOS MELHORES

A lista de volantes inclui Dele Alli, do Tottenham, e Kanté do Chelsea. Um eleito o melhor jogador da competição, e outro um dos melhores jogadores do mundo na sua idade. Mais dois jogadores listados que estão brigando pelo título.

Getty Images

O francês, que foi colocado como 30º melhor jogador do mundo pela revista FourFourTwo, esteve, mais uma vez, presente na lista, e também venceu o prêmio “Player of the Year” que é dado ao melhor jogador da temporada – uma prova de que o bom jogador nem sempre é aquele que faz gols, já que ele tem apenas um gol na temporada.

Getty Images

O inglês tem 16 gols nesta temporada, mais cinco assistências, além de belíssimas partidas com a camisa dos Spurs. Um dos craques do elenco, com apenas 21 anos, é um talentosíssimo jogador que vem sendo lapidado por Pochettino e cia.

MEIO-CAMPISTAS: RÁPIDOS, ÁGEIS E DE EXTREMA QUALIDADE

O nome de Eden Hazard vem sendo uma unanimidade quando se fala de bom jogador na Premier League e, pela quarta vez, seu nome está listado. Porém, outro nome que não gerou quaisquer dúvidas foi o de Sadio Mané, meio campista do Liverpool. O senegalês é um dos pilares da equipe e forma um tridente ofensivo que vem conquistando os olhos de quem o assiste.

Getty Images

Hazard vem sendo, novamente, peça chave para o Chelsea, mas não apenas na ponta esquerda, mas, muitas vezes, no meio, trocando com Diego Costa. Foi utilizado como “falso nove” em algumas partidas e se deu muito bem.

Getty Images

Mané, mais um jogador que foi do Southampton para Anfield, vem provando a cada jogo da Premier League, o altíssimo investimento feito nele. São 13 gols e cinco assistências, além de dribles e arrancadas desconcertantes nos adversários.

ATACANTES: OS ARTILHEIROS NATOS

Quando se fala em atacantes na Inglaterra, os nomes de Harry Kane e Romelu Lukalu são unanimidade. E não é por menos. Os dois batalham pela artilharia – 20 gols tem o inglês contra 24 do belga.

Harry Kane Spurs
Getty Images

Ambos são de extrema importância para seus times. Lukaku é responsável por mais de um terço da quantidade de gols do Everton e está pela primeira vez na lista. Já Kane está pela terceira vez e é dono de menos de um pouco menos de um terço dos gols dos Spurs.

O inglês é mais um dessa boa safra de jogadores do Tottenham. Todos os citados que atuam pelo clube vieram de sua base e estão jogando em altíssima qualidade, levando o time à sua melhor campanha na história da era Premier League.

Getty Images

O belga vem sendo peça-chave no elenco de Ronald Koeman ao lado de Gueye. O jogador já recebeu várias propostas de transferências para deixar o time de Liverpool.

SHARE
Jornalista. Assessor de Comunicação do CEPID-CeMEAI e apaixonado pelo futebol.

LEAVE A REPLY