O maior campeão inglês da Europa está de volta à Champions League! Vencedor cinco vezes da competição, o Liverpool estará nesta edição do maior torneio europeu, após bater o Hoffenheim nos playoffs do torneio.

HISTÓRICO

O Liverpool é um dos times com mais história nos torneios europeus. Além dos cinco títulos da Champions League, tem mais três troféus da Europa League. Na história da competição, em termos de títulos, está ao lado de outros gigantes do futebol mundial, como Barcelona e Bayern de Munique.

Veja mais:
As 7 maiores façanhas de clubes ingleses na Europa
Lealdade, habilidade e maestria: as exemplares carreiras de Lampard e Gerrard
QUIZ: você sabe quem são os jogadores pelas fotos de infância?

Dudek e Xabi Alonso comemorando a incrível conquista em 2005 (Getty Images)

A sua participação mais marcante foi em 2005. Na final, após estar perdendo por 3 a 0, o Liverpool, liderado por Steven Gerrard, conseguiu um milagroso empate e levou o jogo para os pênaltis. Na disputa, os Reds bateram o poderoso time do Milan, alcançando o seu quinto e último título da competição.

Em sua última participação, o time inglês parou na fase de grupos. O clube, que havia sido classificado após um ótimo Campeonato Inglês, caiu na chave do poderoso Real Madrid, que acabara de vencer o torneio, além dos fracos Basel e Ludogorets. Só que os fracos suíços ficaram na frente dos ingleses. Com apenas uma vitória e dois empates, os Reds ficaram com 5 pontos, conseguindo um terceiro lugar, tendo que disputar a Europa League – o Liverpool caiu logo nos dois primeiros jogos da competição, sendo novamente eliminado.

ELENCO DO LIVERPOOL PARA A UCL 17/18:

Simon Mignolet, Loris Karius, Danny Ward, Dejan Lovren, Ragnar Klavan, Alberto Moreno, Andy Robertson, Joel Matip, Jon Flanagan, Georginio Wijnaldum, James Milner, Philippe Coutinho, Jordan Henderson, Marko Grujic, Adam Lallana, Alex Oxlade-Chamberlain, Emre Can, Roberto Firmino, Mohamed Salah, Daniel Sturridge, Sadio Mane, Dominic Solanke.

Com a permanência de Phillipe Coutinho, o plantel do Liverpool ganhou ótimos reforços. Salah, Oxlade-Chamberlain e Andrew Robertson foram as maiores contratações do clube para tentar acabar com a seca de títulos. O clube ainda contratou Solanke, vindo do Chelsea, após ser campeão com a Seleção do mundial sub-21.

Para muitos, o ponto fraco do time de Anfield Road vem sendo a defesa. Acostumado por tomar tantos gols em bolas paradas e por falhas dos seus defensores, o Liverpool não se mexeu na última janela de transferências, neste quesito. As contratações foram focadas no ataque, que já tinha jogadores de bom nível, chegando a deixar atletas como Sturridge e Lallana no banco.

GRUPO

No grupo, o Liverpool tem uma superioridade muito grande. Se Klopp conseguir manter um padrão de jogo e entrosar os atletas super-rápidos do elenco, o Liverpool tem de tudo para classificar com facilidade.

Sevilla:

O maior adversário do Liverpool nesta edição é espanhol. Os rojiblancos serão comandados por Eduardo Berizzo, nesta temporada, que conseguiu fazer um bom mercado. Chegaram jogadores importantes como o espanhol Nolito e o colombiano Luis Muriel, além do retorno dos meias Banega e Jesus Navas, campeões pelo clube. O time ainda manteve jogadores de ótima qualidade, N’Zonzi, Sarabia e Bem Yedder. O clube ainda tem Ganso como representante brasileiro. No último duelo entre as equipes, os ingleses perderam a final da Liga Europa 15/16 por 3 a 1.

Time-base do Sevilla: Sergio Rico; Pareja e Lenglet; Escudero e Mercado; Pizarro, Banega e N’Zonzi; Correa, Bem Yedder e Jesus Navas.

Spartak Moscou:

O atual campeão russo promete ser um difícil adversário. Liderados por Promes, um jogador de 25 anos que já que marcou 5 gols em 7 jogos, o time deve ser uma equipe que assustará o Liverpool e o Sevilla, mas, no máximo, ficará com uma vaga na Liga Europa.

Os brasileiros do plantel são ex-jogadores de times gaúchos – Fernando, ex-Grêmio, e Luiz Adriano, ex-Internacional.

Time-base: Selikhov; Tasci e Bocchetti; Kombarov e Eshchenko; Glushakov, Pasalic, Ananidze, Promes e Samedov; Luiz Adriano.

Maribor

Desconhecido pela grande maioria, os eslovenos foram campeões nacionais, porém são a quarta força do grupo. O time vem para tentar surpreender, porém deve ser o “saco de pancadas” do grupo. O Brasil é representado na Eslovênia por Marcos Tavares, capitão, melhor jogador e artilheiro do time.

Time-base: Handanovic; Suler e Rajcevic; Viler e Milec; Vrhovec, Kabha. Ahmedi, Bohar e Badje; Marcos Tavares.

CURIOSIDADES

O Liverpool tem duas das maiores goleadas nos torneios europeus. Além da vitória por 11 a 0 contra o Stromsgodset pela Europa League, em 1974, o time venceu, em 2011, o Besiktas por 8 a 0 num jogo válido pela Champions League, no estádio Anfield Road;

Do elenco do Liverpool, apenas Daniel Sturridge já foi campeão da UEFA Champions League. O atacante estava no plantel campeão do Chelsea, na edição 2011/12.

Grupo E – Liverpool, Maribor, Sevilla e Spartak Moscou

13/09 – Liverpool x Sevilla – em casa – 15h45 (de Brasília)

26/09 – Spartak Moscou x Liverpool – fora de casa – 13h (de Brasília)

17/10 – Maribor x Liverpool – em casa – 16h45 (de Brasília)

1º/11 – Liverpool x Maribor – em casa – 17h45 (de Brasília)

21/11 – Sevilla x Liverpool – fora de casa – 17h45 (de Brasília

06/12 – Liverpool x Spartak Moscou – em casa – 17h45 (de Brasília)

PALPITES

Rafael Brayan (PL Brasil): Oitavas de Final

Victor Canedo (Globoesporte.com): Oitavas de final

Fernando Campos (Esporte Interativo): Oitavas de final

SHARE
Tenho 17 anos e curso o último ano do ensino médio integrado ao técnico de Administração. Apaixonado por futebol e Jornalismo, sou redator do site PL Brasil.

LEAVE A REPLY