Nesta semana, Rickie Lambert confirmou a sua aposentadoria aos 35 anos. O jogador, que teve passagens por Liverpool, Southampton e West Brom, não teve uma ótima média de gols nos últimos anos. Ao adquirir mais idade, o inglês não foi mais o que se esperava dele, principalmente quando se mudou para Anfield Road.

Com isso, vem em nossa cabeça uma única pergunta: até onde um jogador pode ir?

A idade dos jogadores passou a ser descartada, quando o quesito é sobre a importância de um atleta em algum clube, deixando bem claro que o talento atrelado a experiencia e determinação são os objetivos mais importantes de um profissional. Zlatan Ibrahimovic é uma prova de que a idade não é um fator determinante a ponto de dizer se um jogador é bom ou não. Completando 36 anos hoje (03/10), o atleta é um dos melhores jogadores da Premier League e do mundo, onde, mesmo machucado, é sempre citado entre os atacantes de mais alto nível no futebol internacional. Na temporada passada, quando chegou ao Manchester United, o sueco ganhou o prêmio de Melhor Jogador do Mês de dezembro, e marcou 17 gols no campeonato nacional em 28 jogos. O último dado mostra que o atacante esteve presente na maioria das partidas dos Reds Devils, auxiliando a equipe ao máximo mesmo com 35 anos, na época.

Para goleiros, a idade pode não atrapalhar tanto. Se pegarmos os jogadores mais velhos que jogaram uma partida em qualquer edição da Premier League, haverá uma grande maioria de goleiros. Nomes como o de Lehmann e Van der Sar, aparecem nesta classificação. Foram atletas que jogaram até os 41 anos no mais alto nível. O último, em sua temporada de despedida, foi vice-campeão da UEFA Champions League pelo Manchester United, gerando até discussões se era verdadeiramente o tempo de parar.

Ibrahimovic, ao lado de Lukaku, deve montar um dos melhores ataque da história da Premier League (Photo by Michael Steele/Getty Images)

 

Utilizando dados do site Transfermarket.com, fizemos uma lista dos jogadores mais velhos a atuarem nesta edição da Premier League:

 

1 – Bruno (Brighton and Hove Albion)

O espanhol é o jogador mais velho a atuar nesta edição. Com exatos 37 anos, o lateral-direito e capitão da equipe atuou na última rodada do campeonato inglês contra o Arsenal. Apesar da derrota, Bruno mostra que deve continuar sendo utilizado por Chris Hughton, treinador dos Seagulls.

A sua passagem pelo Brighton é a melhor de sua carreira. São 197 jogos, seis gols e 17 assistências. Só nesta temporada, o atleta já atuou em 467 minutos, ou seja, seis das sete partidas do campeonato até aqui.

 

2 – Peter Crouch (Stoke City)

Um dos jogadores mais conhecidos de todos os tempos por jogadores de vídeo-games, Peter Crouch é considerado um ícone do futebol inglês. Com seus 2,01 metros, o inglês é o segundo jogador mais velho a atuar nesta temporada.

Revelado pelo Tottenham em 1998, o atleta chegou aos 36 anos e oito meses na partida contra o Southampton pela sétima rodada do campeonato. Nesta temporada, o atacante atuou em cinco partidas, marcando dois gols. Apesar de não ser titular, o jogador mostra que pode ser importantíssimo para o Stoke City. Por exemplo, no jogo contra o West Brom, o atleta entrou e empatou a partida.

 

3 – Heurelho Gomes (Watford)

O brasileiro atua pelo Watford desde 2014 (Getty Images)

O brasileiro mais velho a atuar na Premier League é um goleiro de alta qualidade. Titular absoluto do Watford, Gomes já teve passagem pelo Tottenham também.

Apesar de tomar muitos gols, o goleiro fez boas partidas nesta temporada. Ele tomou 12 gols em sete partidas da Premier League, porém ficou três rodadas sem ser batido uma única vez.

 

4 – Gareth Barry (West Brom)

Barry é o jogador com mais jogos pela Premier League (Getty Images)

O jogador que atuou mais vezes pela Premier League é o quarto jogador mais velho a jogar nesta temporada. Barry tem passagens por Everton e Manchester City, mas agora chegou ao West Brom, onde parece ser um jogador importante para o clube.

Nesta temporada, o atleta ainda não fez gols, mas isso não é totalmente anormal, já que nunca foi um goleador por onde passou. Ele atuou em 540 minutos pelo Everton e West Brom, demonstrando que, aos 36 anos, o inglês tem muito futebol ainda.

 

5 – Damien Delaney (Crystal Palace)

O irlandês Delaney é o quinto jogador desta lista. Apesar de ser pouco conhecido, o meio-campista teve uma grande rodagem pelos clubes ingleses. Mas não por seu talento e habilidade, mas sim, por algumas rejeições de clubes que sofrera em sua carreira.

Hoje no Crystal Palace, Damien só jogou uma partida pela equipe na Premier League, e parece não ter convencido a torcida e o clube que deva jogar mais. Ele é o jogador menos importante para seu clube, se comparado aos nomes citados aqui.

SHARE
Tenho 17 anos e curso o último ano do ensino médio integrado ao técnico de Administração. Apaixonado por futebol e Jornalismo, sou redator do site PL Brasil.

LEAVE A REPLY