Depois de uma temporada na segunda divisão, o Newcastle está de volta à Premier League. A passagem pela Championship foi relativamente tranquila – o time de Rafa Benítez esteve sempre na parte de cima da tabela e, apesar das dificuldades impostas pelo Brighton na luta pelo título, o acesso dos Magpies foi confirmado sem sustos.

Confira o guia COMPLETO de cada time da Premier League!

Como já foi discutido aqui no site, o Newcastle caiu na pior temporada possível. O time perdeu a chance de ter uma parte do primeiro caminhão de dinheiro que a PL recebeu dos novos contratos de televisão, o que o coloca um pouco atrás dos rivais que já estavam na primeira divisão na última temporada. A manutenção da base e a tradição da equipe, porém, podem credenciá-la a um bom campeonato na temporada que está por começar.

Alguns jogadores que voltam de empréstimo podem fazer a diferença para o Newcastle. No gol, Tim Krul retorna depois de um ano no futebol holandês com passagens por Ajax e AZ Alkmaar. Apesar da grave lesão sofrida no fim da temporada 2015-16 e de ter disputado um campeonato teoricamente mais fraco em 16-17, Krul é ídolo da equipe e tem potencial técnico para reassumir a titularidade.

Pode comemorar, Benítez! O Newcastle está de volta! (Foto: Divulgação/Premier League)

Henri Saivet, Siem de Jong e Emmanuel Rivière também estão de volta. Nenhum dos três teve passagem de destaque por Saint-Étienne, PSV e Osasuna, respectivamente, mas também podem ajudar a compor o elenco em uma competição tão desgastante como a Premier League.

O maior reforço dos Magpies foi justamente a manutenção da base campeã da Championship. Dwight Gayle, Ayoze Pérez, Jonjo Shelvey, Mohamed Diamé, Matt Ritchie e Jamaal Lascelles fizeram um ótimo campeonato. As contratações foram pontuais e mais no sentido de compor o elenco alvinegro. O zagueiro francês Florian Lejeune e o lateral-direito espanhol Javier Manquillo, que já atuou pelo Liverpool, chegam para brigar por posição no setor defensivo dos Magpies. O ganês Christian Atsu, ex-Chelsea, foi contratado em definitivo e reforça o meio de campo com Jacob Murphy, vindo do Norwich, e Mikel Merino, que vem por empréstimo do Borussia Dortmund.

O jogador mais importante a ser negociado foi Florian Thauvin, que já estava emprestado ao Olympique de Marseille na última temporada e não participou da campanha na segunda divisão. Além do francês, Vurnon Anita (Leeds) e Yoan Gouffran (Göztepe-TUR) foram os atletas que participavam com frequência das partidas e deixaram os Magpies na atual janela.

O período de transferências no futebol europeu vai até o fim do mês de agosto. Mesmo tradicional, o Newcastle, vindo da segunda divisão e sem o poder de investimento das outras equipes – que receberam um aporte financeiro maior na última temporada – deve ter dificuldades na sua volta à elite do futebol inglês.

VEM

Christian Atsu (Chelsea, £6,2m), Florian Lejeune (Eibar, £8.7m), Jacob Murphy (Norwich, £12m), Javier Manquillo (Atlético de Madrid, £4.5m), Mikel Merino (Borussia Dortmund, empréstimo), Henri Saivet (Saint-Étienne, fim de empréstimo), Tim Krul (AZ Alkmaar, fim de empréstimo), Siem de Jong (PSV, fim de empréstimo) e Emmanuel Rivière (Osasuna, fim de empréstimo).

VAI

Florian Thauvin (Olympique de Marselha, £9.5m), Vurnon Anita (Leeds United, free-agent), Sammy Ameobi (Bolton, free-agent), Yoan Gouffran (Göztepe, free-agent), Haris Vučkić (Twente, free-agent), Daryl Murphy (Nottingham Forest, £2m), Lewis Gibson (Everton, £6m), Matz Sels (Anderlecht, empréstimo), Alex Gilliead (Bradford, empréstimo), Tom Heardman (Bury, empréstimo), Adam Armstrong (Bolton, empréstimo), Sean Longstaff (Blackpool, empréstimo), Kevin Mbabu (Young Boys, não divulgado), Ľubo Šatka (DAC Dunajská Streda, free-agent) e Ivan Toney (Wigan, empréstimo).

AMISTOSOS

  • 14/Julho: Heart of Midlothian (fora) 1-2;
  • 22/Julho: Preston North End (fora) 1-1;
  • 26/Julho: Bradford City (fora) 0-4;
  • 28/Julho: Mainz 05 (fora) 1-2;
  • 02/Agosto: Wolfsburg (fora) 1-3;
  • 06/Agosto: Hellas Verona (casa) 2-0.

TIME-BASE

  • Elliott; Yedlin (Manquillo), Lascelles, Lejeune e Dummett; Colback, Diamé, Shelvey e Ritchie; Gayle e Pérez.

PALPITES

  • Leonardo Zacarin (PL Brasil): briga para não cair.
  • Fred Caldeira (Esporte Interativo): meio de tabela.

Veja mais:
Caiu na hora errada e subiu na hora certa: o Newcastle está de volta!
10 jogadores que passaram pelo Newcastle e talvez você nem saiba

2 COMMENTS

  1. Espero que consiga ficar na parte de cima da tabela. Rafa preciso mudar a ideologia do clube em contratar somente jogares desconhecidos.

LEAVE A REPLY