Foto: www.mirror.co.uk

No dia 8 de outubro de 2015, Jürgen Klopp foi anunciado como o novo técnico do Liverpool, após a demissão do escocês Brendan Rodgers. Os torcedores dos Reds ficaram com uma expectativa muito alta, já que o alemão teve uma boa passagem no seu último clube, o Borussia Dortmund, onde conquistou dois títulos da Bundesliga e chegou a final da Champions League na temporada 2012/13, na qual foram derrotados pelo rival Bayern de Munique.

Desde a sua chegada ao clube de Merseyside, o alemão conseguiu guiar o Liverpool às finais da Europa League e Copa da Liga em sua primeira temporada no comando do clube, além de garantir o retorno dos Reds a Champions League.

 Mas o quanto o clube mudou após a chegada do simpático alemão?

Elenco

Klopp optou por aumentar o elenco ao invés de reconstruí-lo, já que 17 jogadores do seu grupo atual foram integrados ao clube por Brendan Rodgers. Inclusive, três desses jogadores são geralmente usados como titulares pelo alemão quando não estão lesionados: Dejan Lovren, Alberto Moreno e Nathaniel Clyne.

Contratações

Klopp fez grandes contratações desde que chegou ao Liverpool, onde o maior sucesso até agora foi o senegalês Sadio Mané, que veio do Southampton. Além de Mané, outras contratações que mostram grande potencial são Mohamed Salah, Dominic Solanke e Alex Oxlade-Chamberlain.

Outra contratação que irá se realizar ao final da temporada é o do meio-campista do RB Leipzig Naby Keita, que já está apalavrado com o clube e com acordo fechado.

Leia mais

Estilo de jogo

A filosofia de agressividade e contra-ataque de Klopp levou um tempo para ser completamente adaptada ao elenco dos Reds, porém há um ano atrás foi dado a prova de que suas táticas estavam finalmente dando certo quando o clube era o líder isolado da Premier League em novembro.

Porém, os oponentes do Liverpool mostraram que conseguiam superar as táticas ofensivas do Liverpool, o que dificultou na segunda metade da temporada para o clube, que terminou a temporada na quarta colocação da Premier League.

Momentos cruciais

Quatro meses após ser anunciado pelo clube, Jürgen Klopp conduziu o time para a final da Copa da Liga, onde foram derrotados nos pênaltis por 4 a 3 contra o Manchester City. Outro momento importante foi a vitória contra o Borussia Dortmund, seu antigo clube, nas semifinais da Europa League por 4 a 3. Já na final da competição, o clube foi derrotado pelo Sevilla após terminar o primeiro tempo liderando o placar.

Na temporada passada, apesar do ótimo início de temporada, o Liverpool teve dificuldades de manter a boa forma, porém o clube se classificou para a Champions League novamente, que, de acordo com Klopp, era o objetivo primário do time para a temporada.

Outro fator importante no período de Jürgen Klopp no comando dos Reds foi a permanência do brasileiro Philippe Coutinho, que foi altamente cobiçado pelo Barcelona, e sua reintegração ao elenco do time.

SHARE

LEAVE A REPLY