A Premier League, durante seus 25 anos de história, abriu muito espaço para a internacionalização do futebol inglês. Muitos estrangeiros dos seis continentes passaram a fazer parte da liga, ajudando a transformá-la na grande potência que é hoje. Muitos deles marcaram seus nomes na história do torneio, principalmente com muitos gols.

E, em clima de data FIFA e eliminatórias decisivas para a Copa do Mundo, o PL Brasil decidiu compilar os maiores artilheiros da Premier League por continente. Quem você acha que está na lista? Confira abaixo!

Observação: para a contagem, foram considerados o continente em que os países estão localizados, não necessariamente fazendo parte da confederação de futebol local. Portanto, a Austrália – que é filiada à Confederação Asiática de Futebol – é contabilizada na Oceania e Israel, que é filiada à UEFA, é contabilizada na Ásia.

Europa – Alan Shearer (260 gols)

Foto: Divulgação/These Football Times

Obviamente, o maior artilheiro europeu teria que ser da Inglaterra. Alan Shearer é uma lenda na Premier League, tendo marcado o impressionante número de 260 gols no campeonato, 60 a mais que Wayne Rooney, o segundo colocado na lista. Passando por Southampton, Blackburn e Newcastle, Shearer conquistou o campeonato Inglês em 1994-95, quando atingiu o recorde de 34 gols na temporada.

Se aumentarmos a lista para jogadores europeus de fora da Inglaterra, o maior artilheiro é o francês Thierry Henry, com 175 gols em suas duas passagens pelo Arsenal. Henry é o único não-inglês na lista dos 10 jogadores que mais fizeram gols na história do torneio.

América do Sul – Sergio Agüero (128 gols)

Foto: Alex Livesey/Getty Images

Kun Agüero já pode ser considerado um dos maiores ídolos da história do Manchester City. Além de ter marcado o histórico gol nos acréscimos para dar o título da temporada 2011-12, o argentino é o segundo maior artilheiro da história do clube. Somente na Premier League já são 128 gols. Aguero agora passa pela recuperação após sofrer um acidente de carro, mas ainda volta a atuar nesta temporada.

Pensando nos jogadores sul-americanos, o segundo na lista também é argentino: Carlos Tevez, com 84 gols. O Brasil ainda continua bem longe na disputa, com os 36 gols de Phillipe Coutinho.

América Central – Dwight Yorke (123 gols)

Dwight Yorke
Foto: Reprodução/Getty

Quem acompanhava a Premier League nos anos 90 se maravilhava com os gols de Dwight Yorke. O jogador de Trinidad e Tobago brilhou com a camisa do Aston Villa, clube no qual disputou 9 temporadas, antes de ser transferido para o Manchester United de Ferguson. Com os Red Devils, foi tricampeão da Premier League e campeão da UEFA Champions League. Yorke era um atacante letal, e prova disso são seus 123 gols marcados, colocando-o como o 16º maior artilheiro da história do torneio inglês.

O próximo nome do continente é o jamaicano Jason Euell, que atuou por clubes como AFC Wimbledon, Middlesbrough e Southampton. No total, Euell anotou 56 gols.

Leia mais

África – Didier Drogba (104 gols)

Didier Drogba
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O continente africano já cedeu muitos craques para a Premier League. Na lista dos 30 maiores artilheiros, três estão presentes. O principal é Didier Drogba, ídolo do Chelsea, com 104 gols. Drogba teve duas passagens pelos blues, uma de 2004 a 2012, culminando no título da Champions League, e outra entre 2014 e 2015.

Logo depois de Drogba temos o togolês Emmanuel Adebayor, que atuou em Arsenal, Manchester City, Tottenham e Crystal Palace, com 97 gols. Bem atrás, com 95 gols, está Yakubu Aiyebgeni – ou apenas Yakubu -, nigeriano com passagens em clubes como Everton e Portsmouth.

Oceania – Mark Viduka (92 gols)

Mark Viduka
Foto: Getty

Os australianos fizeram impacto na Premier League durante os anos 2000. Mark Viduka, com passagens bem-sucedidas em Leeds e Middlesbrough e mais um período no Newcastle, destacou-se com 92 gols na Premier League em sua carreira.

Na sequência, chegam Harry Kewell e Tim Cahill, com 57 e 56 gols cada. Kewell chegou a atuar ao lado de Viduka no Leeds United antes de ir para o Liverpool, quando foi campeão da Champions League. Tim Cahill, por sua vez, teve boas passagens por Milwall e Everton.

América do Norte – Clint Dempsey (57 gols)

Clint Dempsey
Foto: Mike Hewitt/Getty Images

Considerado um dos principais jogadores da história do futebol dos Estados Unidos, Clint Dempsey deixou sua marca na Premier League. Disputou cinco temporadas pelo Fulham e mais uma pelo Tottenham, e fez 57 gols nesse período. Em 2010-11 e 2011-12, o americano foi o artilheiro da temporada do Fulham.

Na sequência, vem Javier “Chicharito” Hernandez, hoje no West Ham. Somados os gols nessa temporada com os de sua passagem pelo Manchester United, o mexicano balançou as redes 40 vezes na Inglaterra.

Ásia – Yossi Benayoun (31 gols)

Yossi Benayoun
Foto: Reprodução/SB Nation

A Ásia é o continente cujo artilheiro teve o menor número de gols. Com 31 tentos, o israelense Yossi Benayoun lidera os asiáticos nesse aspecto. Benayoun jogou por muito tempo no Liverpool, e depois ainda teve passagens por Chelsea e Arsenal.

Entretanto, a seleção de Israel disputa eliminatórias e jogos oficiais na filiação com a UEFA. Buscando apenas jogadores de países filiados à Confederação Asíatica de Futebol, o sul-coreano Park Ji-sung lidera com 19 gols. Heung-min Son, do Tottenham, já tem 18 gols marcados, e pode ser um forte candidato a liderar o continente na artilharia.

LEAVE A REPLY