Por ser o país inventor do futebol, a Inglaterra possui os estádios mais antigos do mundo. Os primeiros times construíram seus estádios ainda no século XIX, e muitos ainda são usados até hoje.

Por um lado, existem clubes que abandonaram suas casas antigas e construíram novos estádios. É o caso de equipes como o Arsenal, Manchester City, West Ham e o Tottenham, com previsão de inauguração para 2018.

E vindo do outro lado, grandes nomes do futebol inglês ainda preservam a estrutura original de suas casas e disputam todos os jogos em estádios já centenários. Eles guardam uma boa parte da história do futebol inglês ao longo dos anos. Confira quais são!

1 – Stamford Bridge (1876)

Stamford Bridge
Foto: Wikimedia Commons

A casa do Chelsea é o estádio mais velho da Premier League. O Stamford Bridge foi construído em 1876, quando era usado pelo London Athletic Club. O estádio ainda passou por renovações entre 1904 e 1905, e em 1998. Tem capacidade para 41 mil pessoas.

Entretanto, sua aparência tem dias contados. No começo desse ano, o Chelsea firmou um acordo com a prefeitura de Londres para remodelar o estádio. O Stamford Bridge antigo será demolido para a construção de um novo lugar, com capacidade para 60 mil pessoas.

2 – St James’ Park (1880)

St James' Park
Foto: Wikimedia Commons

O colossal estádio do Newcastle United é o sétimo maior da Inglaterra, com 52.405 lugares. Também é o segundo ativo mais velho, com sua criação em 1880, apenas 4 anos depois do Stamford Bridge. Começou a ser usado pelos Magpies em 1892.

Além do futebol, o St James’ Park já foi usado em muitas outras ocasiões. Recebeu partidas do Mundial de Rúgbi, foi um dos estádios dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e já sediou audições para reality shows ingleses, como X-Factor e Big Brother.

3 – Turf Moor (1883)

Turf Moor
Foto: Wikimedia Commons

Casa do Burnley, o Turf Moor segue o modelo tradicional dos estádios ingleses. De formato quadrado e com arquibancadas próximas ao campo, o estádio tem capacidade para 22.546 pessoas e recebe os jogos do clube desde sua inauguração em 1883.

Nos últimos dez anos, surgiram propostas para reformar e ampliar o Turf Moor. Entretanto, a oscilação do Burnley entre a Premier League e a Championship fez com que nada saísse do papel.

Leia também

4 – Anfield (1884)

Anfield
Foto: Wikimedia Commons

O lendário Anfield foi inaugurado em 1884, e é a casa do Liverpool desde a fundação do clube. O estádio tem capacidade para 54.804 pessoas e abriga as famosas arquibancadas The Kop e Anfield Road, além da Kenny Dalglish Stand e da Main Stand.

Uma curiosidade é que, na sua inauguração, o estádio era usado pelo Everton. O Liverpool passou a utilizá-lo em 1892, quando o Everton se mudou para o Goodison Park. Falando nele…

5 – Goodison Park (1892)

Goodison Park
Foto: Wikimedia Commons

Depois de muita discussão entre os donos do Everton e do Anfield, os Toffees decidiram mudar para um novo lugar. Encontraram o terreno onde hoje e lá construíram um estádio, o que hoje é o Goodison Park, muito próximo da atual casa do Liverpool.

O Goodison Park é o estádio que mais recebeu jogos de primeira divisão na Inglaterra e tem capacidade para 39.572 pessoas. Foi também um dos estádios da Copa do Mundo de 1966, recebendo jogos do grupo do Brasil e a semifinal entre Alemanha Ocidental e União Soviética.

LEAVE A REPLY